FRANCHISING

A Bike Zone, não é só uma marca líder no mercado do ciclismo. É um conceito novo de serviço neste sector. Tem uma personalidade marcante que se destaca por ser única e original. Nasceu em 1995 e, logo começou a distinguir-se no mercado pelas características do seu conceito. Resulta de anos de experiência e visão. Opera em todas as áreas do sector e presta um serviço completo e inovador. A Bike Zone proporciona uma cultura orientada para o cliente exigente que valoriza o serviço de alta qualidade.

Crescer é muito mais fácil se soubermos qual é o caminho a seguir. A concessão Bike Zone nasceu em 2004, a marca transformou-se num conceito de sucesso. A Bike Zone reuniu todas as condições necessárias para conquistar o patamar da “Maior rede de lojas de origem nacional especializadas em Ciclismo. A Bike Zone pretende expandir a rede implementando um total de 25 lojas, de Norte a Sul de Portugal. Continuamos a conquistar cada ponto do país e partimos para uma nova caminhada: a Europa e o Brasil.

As Razões da concessão Bike Zone são o estímulo que vem da casa mãe, que dá, a cada segundo que passa, todo o apoio necessário para o sucesso e crescimento de cada loja.

Como tem decorrido a experiência?

Francamente positiva. Concessionar a Bike Zone foi visto como uma expansão natural do negócio. Introduzimo-nos num nicho de mercado em que era possível explorar muito mais, criando uma rede de clientes fidelizados à marca.

Consideramos que foi também uma lufada de ar fresco ao fim de muitos anos no sector do Ciclismo, é com evidente orgulho que olhamos para o êxito de um projecto criado e desenvolvido a partir do nada.

A maior dificuldade foi montar a estrutura adequada dentro da Bike Zone, estávamos já habituados à compra e venda de produtos de alta qualidade que se inseriam no nosso segmento de mercado, sempre com um sólido apoio no serviço pós-venda, o que nos distinguia e continua a distinguir da concorrência. Só que criar o conceito de concessão é muito mais do que isso. O cliente passa a fazer parte da família e a interdependência é muito mais forte. Houve que alterar filosofias e modos de actuação.

Como tem crescido a rede (número de unidades Concessionadas e onde se localizam)?

Neste momento existem 18 lojas Bike Zone em funcionamento.

O que distingue a Bike Zone da concorrência?

O facto de, como acima se disse, a Bike Zone ser um conceito português, desenvolvido a partir da experiência da empresa no sector do Ciclismo e ajustado à realidade do nosso mercado. Não é um conceito importado, gerador de possíveis incompatibilidades técnicas e distorções comerciais.
Distingue-nos também o profundo saber-fazer da prática desde as vendas à assistência técnica e a facilidade com que podemos transmiti-lo aos nossos concessionários.
Distingue-nos ainda a relação estreita e contínua que mantemos com todos os concessionários e respectivos colaboradores.

Quais as perspectivas de desenvolvimento? (número total de lojas para cobertura do território nacional, possibilidade de internacionalização).

O território nacional ficará amplamente coberto com 25 lojas Bike Zone, a internacionalização não é uma prioridade imediata embora existam conversações para a concessão para Espanha e Brasil.

Porquê um nome estrangeiro para uma empresa nacional?

Temos planos bem definidos para a internacionalização da Bike Zone tendo o registo da marca sido efectuado em diversos países. Tratamos de produzir uma denominação facilmente associável à ideia de "espaço de bicicletas" em qualquer parte do mundo. Sendo o inglês o idioma internacional de referência vimos com naturalidade a adopção do nome Bike Zone.

Para quem se direcciona a Concessão Bike Zone?

Existem dois tipos diferentes de candidatos a Concessionários:

- Os que já tendo uma loja de bicicletas, pretendem modernizá-la abraçando um projecto totalmente novo e que já deu provas de crescimento sustentado, passando a ter a grande vantagem de anular um concorrente, pois ao ser concessionário Bike Zone, passa a ser exclusivo na sua zona não correndo o risco de abrir outra loja Bike Zone.
- Os que desejando iniciar uma nova actividade percebem que a Bike Zone é um bom negócio, que se apercebem que o mercado das bicicletas está em franco crescimento e que estão a ser criados meios cada vez melhores para a utilização da bicicleta e que ao estarem associados a uma empresa com as características da Bike Zone, correm riscos muito menores do que lançarem-se sozinhos no mercado.

Qual área de loja necessária para implantação de uma Bike Zone?

O mínimo necessário são 80 m2 embora este espaço limite um esperado crescimento da actividade. O ideal será 120-250 m2 dependendo da densidade populacional.

Que relação existe entre o Concedente e o Concessionário na vossa rede?

Para além da formação inicial que contempla três pilares essenciais: gestão do negócio, atendimento ao cliente e assistência técnica, existem também formações avançadas, reuniões regulares de acompanhamento, encontros regionais.
Disponibilizamos também material de marketing e de uso corrente personalizado, home-page e intranet. Acompanhamos, ainda, os nossos parceiros nos primeiros tempos de actividade em termos técnicos e em termos comercias.

O que diria a um potencial interessado que esteja a equacionar entrar para a v/ rede ?

Se quer prestar um serviço de qualidade na área do Ciclismo através de uma marca reconhecida e integrar-se na maior rede nacional de lojas especializadas em bicicletas, a Bike Zone faculta-lhe as metodologias, os instrumentos, a formação e o acompanhamento necessária para desenvolver esta actividade com sucesso.


Em que zonas é que a Bike Zone prevê abrir as próximas lojas?

Podemos abrir lojas em qualquer cidade, desde que seja apresentada uma candidatura com condições que sejam favoráveis para o efeito.